Na penúltima semana, houve um evento relacionado ao transporte coletivo na cidade de São Paulo, a Transpúblico 2013. O evento trazia novidades das principais fabricantes de chassis, encarroçadoras, utensílios para o transportes, sistemas eletrônico de frotas e etc.
A equipe do Estação Regional esteve presente no evento, e veio trazer as novidades deste evento. Vamos dividir este post em duas etapas principais: chassis e encarroçadoras. Hoje, falaremos um pouco dos chassis com bastante comparações em detalhes técnicos entre os produtos das fabricantes, e no próximo final de semana, das carroçarias.
A equipe do Estação Regional esteve presente no evento, e veio trazer as novidades deste evento. Vamos dividir este post em duas etapas principais: chassis e encarroçadoras. Hoje, falaremos um pouco dos chassis com bastante comparações em detalhes técnicos entre os produtos das fabricantes, e no próximo final de semana, das carroçarias.
Fui no último dia da Transpúblico e parecia bem vazia, porém, com bastante "atrações".
MICROS
Neste segmento, temos um mercado menor, mas não menos importante. No evento, a Volkswagen, Mercedes-Benz e Agrale mostraram seus produtos bem competitivos e prontos para disputar espaço.
| O novo LO-916 e também, o novo produto da CAIO, o Foz. | 
- Volkswagen: a montadora apresentou mais diversificação neste quesito, com seus chassis 5.150OD (150cv), 8.160OD (160cv) e 9.160OD. Os três modelos, usam sistema de emissões SCR, com motorização Cummins ISF e transmissão ZF.
 - Mercedes-Benz: vem somente com o LO916, com sistema SCR, motorização própria (MB) e transmissão ZF. Ela por sua vez, não tem chassis mais leves pois a Sprinter cumpre este papel bem até.
 - Agrale: neste segmento a Agrale domina bem, e para competir com a Volkswagen, sua principal concorrente do segmento, apresenta os chassis MA 8.7 (152cv) e MA 9.2.
 
Comparativos
                                Mercedes-Benz LO-916 || Volkswagen 9.160OD || Agrale MA 9.2
Motor                            MB OM-924 LA  (P-7)             Cummins ISF 160        Maxxforce 4.8
Cilíndros                            4, turbocooler                            4                           4           Potência Máxima                     156 cv                               160cv                    165cv
Torque                                    580Nm                              600Nm                   600Nm  
Transmissão                          ZF-S5-580                          ZF-S5-420              ZF-S5-580
Suspensão Dianteira         Molas Parabólicas       Molas Semi-Elípticas    Molas Parabólicas Suspensão Traseira          Molas Parabólicas       Molas Semi-Elípticas  Molas Semi-Elípticas
Nos opcionais, a Agrale disponibiliza suspensão pneumática e a Mercedes-Benz, Top Brake, Freio a Disco e Podest Avançado.
Cilíndros 4, turbocooler 4 4 Potência Máxima 156 cv 160cv 165cv
Transmissão ZF-S5-580 ZF-S5-420 ZF-S5-580
Suspensão Dianteira Molas Parabólicas Molas Semi-Elípticas Molas Parabólicas Suspensão Traseira Molas Parabólicas Molas Semi-Elípticas Molas Semi-Elípticas
Nos opcionais, a Agrale disponibiliza suspensão pneumática e a Mercedes-Benz, Top Brake, Freio a Disco e Podest Avançado.
MIDIS
Nesta área, temos uma diversificação de toneladas, de 12 e 15. Chassis que são para cidades de pequeno e médio porte.
| Vip III da empresa Peixoto em Niterói, encarroçado em Volkswagen 15-190 OD, a opção que a montadora sugere para os Midis.  | 
- Volkswagen: O 15-190 OD, chassi que vem com algumas modificações depois que a MAN assumiu a Volkswagen do Brasil.
 - Mercedes-Benz: A Mercedes tá com o OF-1219 e OF-1519, duas opções para os midis.
 - Agrale: Também apresenta duas opções de "chassis midis", o 12.0MA e o 15.0MA, para bater de frente com a Mercedes-Benz.
 
Comparativos
                                             Mercedes-Benz OF-1219 ||          Agrale 12.0MA
Motor                                       MB OM-924 LA  (P-7)               MWM Maxxforce 4.8
Cilíndros                                      4, turbocooler                                 4                         Potência Máxima                               185 cv                                    190cv                    
Torque                                              700Nm                                   720Nm                   
Transmissão                          Mercedes-Benz G 60 - 6                 Eaton FS 5406 A           
Suspensão Dianteira             Feixe de molas parabólicas             Molas Parabólicas   Suspensão Traseira              Feixe de molas parabólicas           Molas Semi-Elípticas
Abaixo, os chassis de 15 toneladas
                                    MB OF-1519      || Volkswagen 15-190OD ||   Agrale MA 15.0
Motor                       MB OM-924 LA  (P-7)                MAN D08             MWM Maxxforce 4.8
Cilíndros                       4, turbocooler                         4                                 4             Potência Máxima                185 cv                            186cv                          190cv
Torque                               700Nm                           700Nm                         720Nm  
Transmissão                      MB G 60                     ZF-6S-1010 BO             Eaton FS 5406 A
Suspensão Dianteira       Feixe de molas           Molas Semi-Elípticas       Molas Parabólicas Suspensão Traseira        Feixe de molas           Molas Semi-Elípticas   Molas Semi-Elípticas
De meados de 2010 este mercado vem crescendo bastante, sendo uma opção muito boa para cidades pequenas, onde não necessitam de grandes e nem tão pequenos. Vemos também que a Agrale vem com um pouquinho mais de força em seus carros que as concorrentes.
CONVENCIONAIS
O pau de toda obra, os dianteiros de 17 ton. As principais montadoras lançaram novos projetos para tentar abocanhar essa fatia do mercado que sempre foi dominada pela Mercedes-Benz. A Volvo e Scania apostaram em um chassi mais potente, a Volkswagen pela mesma configuração mas com motor novo e a Agrale lança sua cartada que vai dar dor de cabeça para os concorrentes!!!
| O Vip III da F250 da Scania, de longe já mostra robustez e força.  | 
- Volkswagen: Com o mesmo 17-230 OD e o 17-260 OD, porém, com algumas modificações - incluindo o motor - feitas pela MAN, que dá um horizonte promissor à Volkswagen.
 - Mercedes-Benz: Ninguém muda no time que está ganhando. A Mercedes aposta novamente no OF-1721. E para competir com os "brutos" da Scania e Volvo, põe em jogo o OF-1724 e OF-1730. Detalhe que o OF-1721 e OF-1724, tem opcional de suspensão a ar.
 - Agrale: Ela quer uma fatia deste mercado e lança o 17.0MA, que vai dar dor de cabeça para os concorrentes.
 - Scania: Promete o sucesso que teve com o F113 e F94, e apresenta para a briga o F250, chassi que mostra a robustez que a Scania sempre foi famosa.
 - Volvo: Com este chassi novato, o B270F já vendeu muitas unidades desde seu lançamento e vai com força para o sucesso.
 
Comparativos
                                Mercedes-Benz OF-1721 || VW 17.230OD ||   Agrale MA 17.0
Motor                            MB OM-924 LA  (P-7)            MAN D08         MWM Maxxforce 7.2
Cilíndros                            4, turbocooler                      4                           6                 Potência Máxima                      208 cv                         225cv                    225cv             Torque                                    780Nm                        850Nm                   861Nm  
Transmissão              Mercedes-Benz G 85-6          ZF 6S 1010 BO        Eaton FS 6406 A
Suspensão Dianteira         Feixe de molas       Molas Semi-Elípticas    Molas Semi-Elípticas Suspensão Traseira          Feixe de molas       Molas Semi-Elípticas    Molas Semi-Elípticas
Mais chassis convencionais, agora no setor "intermediário".
                                Mercedes-Benz OF-1724L || VW 17.260OD ||  Scania F250HB
Motor                            MB OM-924 LA  (P-7)            MAN D08              DC09 109 250
Cilíndros                            6, turbocooler                      6                   5, intercooler       Potência Máxima                     238 cv                         256cv                    250cv
Torque                                    850Nm                        900Nm                  1150Nm   
Transmissão              Mercedes-Benz G 85-6          ZF 6S 1010 BO               G7 01
Suspensão Dianteira  Pneumático c/ 2 bolsões   Molas Semi-Elípticas           Mola               Suspensão Traseira   Pneumático c/ 4 bolsões   Molas Semi-Elípticas           Mola
Outros chassis convencionais, porém, os mais potentes.

 
O Mercedes-Benz OF-1730, que é o dianteiro mais potente
do mercado.  
                                             Mercedes-Benz OF-1730   ||          Volvo B270F
Motor                                       MB OM-924 LA  (P-7)                   MWM 7B270 EUV
Cilíndros                                      6, turbocooler                          6, turbocooler             Potência Máxima                               305 cv                                    270cv                     Torque                                             1200Nm                                   950Nm                   
Transmissão                                       ZF S6                               Eaton FSB 6406 B         Suspensão Dianteira             Feixe de molas parabólicas    Amortecedores de dupla ação   Suspensão Traseira              Feixe de molas parabólicas    Amortecedores de dupla ação
| O Mercedes-Benz OF-1730, que é o dianteiro mais potente do mercado.  | 
Mercedes-Benz OF-1730 || Volvo B270F
Taí um segmento bem vasto, com diversas potencias e tamanhos.
PADRONS
Nesta parte houve novidades na Mercedes-Benz e principalmente na Volkswagen, que apresentaram chassis mais leves com motorização traseira. A Scania não fica para trás e "evolui" o K230 para o K250 e o K270 para o K310. A montadora sueca trás o B290R, antigo B7R que tem foco em qualidade e durabilidade. Já a Agrale vem somente com um chassi leve o 15.0MT LE.
| O chassi Padron híbrido da Volvo, o B210RH. A montadora aposta no transporte limpo.  | 
- Mercedes-Benz: A estrela trás o campeão do segmento O-500M e O-500U, o OH-1519 e revive OH-1621L, com diversas modificações.
 - Volkswagen: Para competir com a Mercedes-Benz, lança o 15-230 OT LE, 17-280 OT e o 18-280 OT LE.
 - Agrale: Com os lançamentos de chassis mais leves de suas concorrentes, vem com o MT 15.0 Low Entry.
 - Scania: Vem com uma família boa para este segmento e vem com o K250 e K310. Todos os chassis tem a possibilidade de ser piso baixo e o K310 de vir trucado.
 - Volvo: Somente com o B290R e B290RLE, promete durabilidade.
 
Comparativos
                             Mercedes-Benz OH-1519 || VW 15.230OT LE ||    Agrale 15.0 LE
Motor                            MB OM-924 LA  (P-7)            MAN D08            MWM Maxxforce 4.8
Cilíndros                            4, turbocooler                      4                             4               Potência Máxima                     185 cv                         225cv                      190cv
Torque                                    700Nm                        850Nm                     720Nm   
Transmissão               Mercedes-Benz G 60-6          ZF 6AS 1010 BO          Alisson T-270
Suspensão Dianteira          Feixe de molas                Pneumática               Pneumática     Suspensão Traseira           Feixe de molas                Pneumática               Pneumática
Acima são os padrons mais leves, abaixo, os mais pesados.
                                             Mercedes-Benz OH-1621L   ||         Scania K250
Motor                                          MB OM-924 LA  (P-7)                   DC 09 109 250
Cilíndros                                                  4                                  5, turbocooler           Potência Máxima                                  208cv                                      250cv                 Torque                                                 780Nm                                   1150Nm               Transmissão                                      MB G 85-6                             ZF 6AP1200B             Suspensão Dianteira                         Pneumática                              Pneumática             Suspensão Traseira                          Pneumática                              Pneumática
Agora os mais potentes em piso baixo:
| O Mercedes-Benz O-500U Euro V da empresa CS Brasil  | 
                                 Mercedes-Benz O-500U || VW 17.280OT LE ||    Volvo B290RLE
Motor                            MB OM-926 LA  (P-7)               MAN D08               Volvo D7E 290
Cilíndros                            6, turbocooler                         6                    6, intercooler         Potência Máxima                      256cv                            277cv                       290cv
Torque                                    900Nm                          1050Nm                    1200Nm   
Transmissão               Mercedes-Benz G 85-6**         ZF 6S 1010 BO*        Voith Diwa 864.5
Suspensão Dianteira             Pneumática                    Pneumática              Pneumática Suspensão Traseira              Pneumática                    Pneumática               Pneumática
* Opcional V-Tronic ou Automatizado
**Opcional automátizado em ZF ou Voith
**Opcional automátizado em ZF ou Voith
Lembrando que os chassis acima têm a mesma configuração quando é piso normal. A Mercedes-Benz o nome muda para O-500M, a Volvo para B290R e o Volkswagen para 18.280OT. Porém, no caso da Volkswagen, o 18.280OT a transmissão muda para ZF 6AP 1200 (Ecolife).
ARTICULADOS
Temos opções das quatro principais encarroçadoras, com os mesmos produtos, porém, com pequenas modificações. Já a Volkswagen/MAN, apresenta seu novo competidor!
*O-500MA com Retarder.
| Um dos mais recentes chassis da VW, o 26-330OTA. | 
- Volkswagen: Apresenta o novo 26-330OTA, novo no mercado e que já teve unidades vendidas para o Recife.
 - Mercedes-Benz: Com ainda a plataforma O-500MA/UA, com as normas Euro V.
 - Scania: Com poucas modificações, vem com o K310 novamente.
 - Volvo: Quem tem, não tem problema. O antigo B12M, atual B340M vem de novo.
 
                                    VW 26.330OTA   || Mercedes-Benz O-500MA ||   Scania K310   ||      Volvo B340M
Motor                        Cummins ISL                      OM-457 LA                   DC9 110 310              Volvo DH12E
Cilíndros                            6                             6, turbocooler                        5                              6
Potência                         334cv                                354cv                           310cv                        340cv
Torque                         1450Nm                             1600Nm                       1550Nm                     1700Nm
Transmissão  ZF Ecolife 6AP 1700B                  ZF  6HP604*          ZF Ecolife 6AP 1700B   ZF Ecolife 6AP 1700B
Susp. Diant.               Pneumática                       Pneumática                  Pneumática                 Pneumática
Susp. Tras.                Pneumática                       Pneumática                  Pneumática                 Pneumática
*O-500MA com Retarder.
Vemos que também há bastante diversidade no setor de traseiros.
Diferentemente dos outros blog, pessoal, mostrando mais a parte tecnica dos carros, comparando os produtos que foi apresentado na Transpúblico. Durante a semana, mostraremos os chassis no setor rodoviário, que tem muito a ser mostrado e principalmente, comparado, rs.
Espero que tenham gostado e curta, compartilhe e leia o Estação Regional!!!
Diferentemente dos outros blog, pessoal, mostrando mais a parte tecnica dos carros, comparando os produtos que foi apresentado na Transpúblico. Durante a semana, mostraremos os chassis no setor rodoviário, que tem muito a ser mostrado e principalmente, comparado, rs.
Espero que tenham gostado e curta, compartilhe e leia o Estação Regional!!!
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