terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Evolução no transporte Joseense.

Fala galera,belezinha?Espero que estejam.
Antes de tudo,queria agradecer IMENSAMENTE à visita de todos,que com suas visitas,o contador de visitas estreou seu quarto dígito,valeu MESMO.E vou fazer um pedido à vocês,plagiando o Serra."Se você acompanha o Estação,convide outro para acompanhar também!".
Estou desanimado galera,desanimado mesmo.O motivo é o mesmo,São Paulo.Vocês devem ''imaginar'' o que estou sentindo,viver em um lugar sua vida toda e do nada,mudar para uma cidade que você passava suas curtas férias,uma cidade que você não conhecia ninguém.Perder amizades,rotina,amores...e partir do zero.É MUITO RUIM.Porém,estou conhecendo algumas pessoas que abatem este sentimento ruim.Sei que vocês não querem saber disso,mas eu precisava ''desabafar'' e taí.


No último Domingo (19/12)fui convidado à visitar a garagem da nossa querida Expresso Maringá/Breda.Aproveito e agradeço ao Adilson Garcia,que trabalha lá,e facilitou a nossa entrada,valeu mesmo.O foco em sí não era os mais de 100 Pluss,alguns Micruss e Torinos,NÃO.Foi o Millennium.
A mais nova e surpreendente compra do Grupo Áurea foi destinada ao Transporte Municipal de São José dos Campos,que uma das operantes é a Expresso Maringá,e à ela foi dado o presente.E qual foi este presente??


Caio Induscar Millennium II Scania K270 6x2,manobrado especialmente para nós pelo 
nosso amigo Adilson Garcia

Eis aí o tal.Millennium II Scania K270.O carro é espetacular,este post deveria ser só com fotos,porque o carros já diz que é fodão.Ele tem a capacidade de levar 106 passageiros tranquilos,sendo 38 sentados e 63 em pé.Conta com 1 Box para deficientes físicos mais cão-guia,fora 4 cadeiras para cão-guia no ''degrau de cima''.Todas as capelinhas deste são eletrônicas de marca Mobitec.E tambem com sistema de ventilação para os dias mais quente e calefação para os dias mais frios.Frenagem também acompanha o conjunto,buscando o conforto dos passageiros.

Cockpit do Millennium Scania,sem Anjo da Guarda.

É meus amigos,a Scania caprichou neste novo Cockpit.À partir de 2010(se não me engano)a Scania lançou este,que ficou muito parecido ao da Volvo.A direção deste ônibus se ajusta à ''diversos'' motoristas:baixos,altos,corpulentos e etc.Com este leque de ajustes dá para o motoristas achar sua posição favorita conduzir o ônibus com mais conforto e relaxado.Sem dizer que a direção também é ajustável.Assim,para olhar ao redor do ônibus o chofer não precisará de movimentos bruscos,só movimentar os olhos e suavemente a cabeça,difícil não??E neste carro e possivelmente nos outros não tinha limitador de velocidade o tão conhecido ''Anjo da Guarda''.Será?Um carro deste rodar sem limitador?É esperar para ver.

15 Metros de comprimento e aproximadamente 2,60 de largura,
ideal para cidades grandes e em constante crescimento.

Quinze metros.Este é o comprimento do Millennium,já que o chassi é de aproximadamente de 13 metros.Neste ângulo dá para ver a nova configuração de janelas para Pisos Baixos da Caio.Na versão antiga todas as janelas eram tinham a mesma altura,o que diferenciava era uma película preta que era colocada por dentro do carro nas janelas de piso normal e na parte inferior das tais,que impossibilitava a visão.Já na nova versão as janelas diferencia a altura do carro,no caso este é Piso Baixo DIANTEIRO,então,no fundo,é piso normal.Eis o motivo da janela ser menor do que as da frente,um pouco óbvio também,né??Ainda,este carro tem a tal película preta na traseira,mas diminuída comparado à versão antiga. 

Dando destaque ao Terceiro Eixo Direcional,possibilitando facilidades em 
curvas para o motorista.

Não é impressão sua,o terceiro eixo está torto mesmo.A tecnologia da Scania para facilitar a dirigibilidade do carro.Assim,o carro pode fazer curvas com pouco espaço.
Todas encarroçadoras estão disponibilizando Led's para a parte de iluminação do carros,tanto com externa como interna.Neste Millennium,por exemplo,os faróis são em led's.A iluminação do interior é em led,que economiza a bateria do carro e a manutenção do carro.Sem contar que ilumina mais que as lâmpadas fluorescentes.Outro exemplo de economia é a vida útil destas lâmpadas:a vida útil de uma fluorescente é de 7,000 à 10,000 horas,já a em led é de 100,000 horas.Poxa,é uma boa economia.

Nosso outro amigo,fotógrafo,Paulo Rafael Peixoto,conhecido como Paulão 
aprovou o sistema de acessibilidade do Millennium.

Acessibilidade.Uma solução fácil e rápida é o Piso Baixo.Diferente dos convencionais,que precisam de elevadores e aquela confusão toda,o Piso Baixo facilita muito a vida dos deficientes físicos,só baixar a rampinha e pronto.E o melhor,este carro tem um sistema de ''ajoelhamento'' para o atendimento dos deficientes físicos.Durante o embarque do deficiente,o motorista pode acionar o sistema de ''ajoelhamento'',assim,baixando a frente ou a lateral do chassi(consequentemente da carroceria) em até 7CM para facilitar MAIS AINDA o atendimento ao passageiro com necessidades especiais e até mesmo idosos.

Poxa...eu particulamente gostei muito desta iniciativa da Expresso Maringá comprar estes carros com toda essa tecnologia.A empresa esta fazendo a parte dela,cabe a gente agora fazer a nossa,assim,buscando perfeição na nossa cidade.

Bom galera,por hoje é só,espero que eu tenha explicado bem as novas tecnologias e facilidades deste lindo carro,o Millennium.Até a próxima,Feliz Natal à todos!

Jorge Ciqueira
Estação Regional,o resumo da Busologia.