E hoje falaremos um pouco de uma empresa de Florianópolis, a Canasvieiras, que tem uma de história ultrapassando 80 anos de excelência de transporte. Esta que no começo tinha o nome de Auto Viação Canasvieiras foi fundada por Evaristo Coelho da Costa em 1927 e até hoje é administrada por um membro da família, que é o neto de Evaristo, Valter João Oliveira Costa. Desde quando as estradas de Floripa eram de terra a empresa sempre foi focada na qualidade, mesmo com as dificuldades da época.
Torino GV2 VW 16-210CO da empresa, ainda com o layout antigo.
A Canasvieiras Transportes Coletivos foi a primeira empresa de ônibus urbano do Brasil à receber a certificação NBR ISO:9001:2000 em Outubro de 2001 e neste mesmo ano em Janeiro, a empresa havia iniciado a implantação do sistema de gestão de qualidade, que resultou no recebimento do título, o que confirmou o pioneirismo pela busca e excelência nas operações.
Em Florianópolis, cidade onde a Canasvieiras opera, existe um sistema de integração chamado SIT (Sistema Integrado de Transporte) que gerencia as linhas de ônibus da cidade. Funciona da seguinte forma: os usuários que utilizarem qualquer linha de ônibus e pagarem a passagem com o cartão magnético poderão pegar ônibus de uma outra linha sem pagar novamente no embarque. O SIT conta com linhas alimentadores, troncais paradoras e diretas, alimentadoras diretas (estas também podem ser consideradas como linhas convencionais, ligando o bairro ao centro da cidade), executivas e interbairros (esta última que faz dos terminais periféricos sem passar pelo centro).
Este sistema foi implantado na cidade em meados de 2003, com essa implantação, a Canasvieiras incorporou 10 veículos articulados para suprir a demanda e atender uma região de ilha aonde havia um crescimento altíssimo de passageiros. A região norte da cidade no bairro de Canasvieiras hoje conta com a empresa que possui pouco mais de 140 ônibus com linhas para diversos bairros na cidade.
Um dos modelos comprados pela empresa na época para atender os
bairros mais demandas.
A empresa sempre teve uma frota atualizada, como uma renovação anual fiel à Marcopolo desde 2001. Recentemente ela fez aquisição de novas unidades de Torino GVI em Mercedes-Benz OF-1721 Euro V e Marcopolo Viale BRT Mercedes-Benz O-500MA para as suas operações. Além de se "fidelizar" à Marcopolo, nos últimos 3 anos só houve compra de chassis Mercedes-Benz.
Por hoje é só pessoal. Espero que vocês tenham gostado deste post e no próximo FDS terá outro post novinho! Até mais.
Curta o Estação Regional no Facebook! Siga no Twitter!
Texto de Gabriel Alves. Auxílio de Jorge Ciqueira.