1. Toda a série de Torinos OF-1722M alongados da Viação Jacareí já estão todos pintados de EMTU. São do 2017 ao 2127 (12 carros). Juntando com os OF-1721 Euro V alongados que são do 2137 ao 2187 (6 carros) e os dois Pluss ex-44.687 e 44.697 atuais 1687 e 1697, são 20 carros que já estão com pintura padronizada. Os próximos à serem pintados são os Torinos OF-1722M que são do 1917 ao 1817 (10 carros).
2. Um dos Torinos OF-1722M alongados da Pássaro Marron já foi visto com pintura da EMTU rodando em São José. São 5 carros, do 1301 ao 1305. Quem não tiver fotos deles com a pintura da empresa, é melhor correr.
Hoje venho com um artigo que sempre gostei de fazer: diário de bordo. Salvo engano, lá em 2010 eu escrevi um desses aqui no Estação, mas nem me recordo mais. Contarei sobre um roteiro que fiz em São Paulo no mês passado, que me rendeu muitas fotos e história para contar.
Para quem quer fotografar os articulados e bi-articulados de Sampa, o Largo é o melhor lugar. Lá passam Mondego HA MB O-500UA, Top Bus B12M, Top Bus PB B9Salf, Millennium BRT B360S (foto), os últimos Millennium's O-400UPA da Cidade Dutra, Pluss piso baixo, Vip III e quem der sorte, o Millennium Scania L94 15mt da Gatusa. Para ajudar, o local é bem espaçoso para fotografar e se estiver nublado é melhor ainda.
Depois de fotografar o que queria, voltamos um pouco para a Liberdade e embarcamos na 4113/10 - Gentil de Moura x Praça da República, linha que é operada por veículos trólebus e alguns à diesel (a grande maioria Mondego HA). Além dos últimos Torinos GV's e Millennium III O-500U a linha é operada também pela mais recente novidade do ramo de trólebus: os Millennium's BRT K270 Eletra (foto). Andei e aprovei, é um conforto esplêndido, para quem gosta de dormir em ônibus (como eu), trólebus é o modelo ideal.
Descemos no Ipiranga para fotografar os próprios trólebus e algumas velharias da Imigrantes, como Apache S21 e Torino GV2 encarroçados em Scania F113 e Apache Vip I OF-1315 e na sorte, passou uma Volare W12 da CooperPeople. Fora estes, algumas linhas da Via Sul passam no local e nelas rodam Milllennium II e III O-500U, Mondego HA O-500UA e Apache Vip I OF-1721.
Embarcamos em um Vip I OF-1721 da Via Sul na linha 4706/10 - Jd. Maria Estela II x Metrô Vila Mariana, pois queriamos fotografar o Millennium BRT O-500U da Gato Preto no ponto final dele, que é a Vila Mariana. Só que porém, logo após quando chegamos vimos um articulado branco trucado passando do outro lado da rua sentido Jabaquara, era o Mondego HA MB O-500UDA da Mercedes-Benz. Sabíamos que ele iria passar no Metrô Jabaquara, então decidimos correndo pegar o metrô e tentar chegar mais rápido do que o Mondego para fotografa-lo. Chegamos no Jabaquara, não deu 5 minutos e o carro apontaria no horizonte para alegria minha e do Ailton.
Após recobrimos a consciência (a emoção de fotografar o Mondego foi grande), fomos fotografar o movimento de ônibus. Jabaquara é um bom local para fotografar também, tem movimento bom, de ônibus rodoviários, municipais de São Paulo e os Metra's.
A novidade de lá atualmente na parte rodoviária é o Irizar i6 da Breda, que fazem as linhas do Term.Rodoviário Jabaquara ao litoral sul. Não é só a Breda que faz essa conexão, a Ultra, Rápido Brasil e Cometa fazem linhas para o litoral, o que torna um trecho bem disputado e muito demandado nos finais de semana e feriado.
Já na parte municipal de São Paulo, marcam presença os recentes Millennium's III K270 e Apache Vip III da Tupi, Vip II da MobiBrasil e Urbanuss Pluss O-500MA/Mondego HA O-500UA da Sambaíba.
Quem gosta de variedade, fotografar Metra é o que há. O Terminal Jabaquara é uma das ligações do Corredor Metropolitano ABD, o qual a Metra opera exclusivamente com as linhas 288 - Ferrazópolis, 289 - Piraporinha e 290 - Diadema. Os carros que operam estas linhas são diversos, Millennium's K270, O-500UA e O-500U Trólebus, Urbanuss Pluss MB O-500M, Scania L94, HVR Trólebus, Torino GV Trólebus articulados e o lendário Vitória B58 articulado, porque os tocos estão indo embora aos poucos para desmanches (apesar que estes não batem uma lata se quer). Já eram 13h50 e estávamos famintos, Habib's era a opção...
Após termos almoçado, entramos no Terminal Jabaquara e fomos rumo à São Bernardo do Campo, embarcamos no Millennium III O-500UA fazendo a linha 288 e seguimos viagem no trajeto que dura em torno de 40 minutos. Descemos na estação ETE/Senai (u
ma antes do Terminal São Bernardo), atravessamos uma praça e dava acesso à Av. Brig. Faria Lima, na qual passava as linhas municipais de SBC, as intermunicipais e as da Metra e por lá ficamos.
A frota municipal de SBC é bem interessante, pois há alguns carros mais antigos operando por lá, como Alpha e Torino GV MB OF-1721. Fora estes, também rodam por lá Viales MB OF-1722 e articulados Volks, Vip II OF-1722M, Torino GV2 em 17-210 e Millennium II K270 15mt.
De intermunicipal, passam ali carros da TransBus, Rigras, Viação ABC, Triângulo, Expresso SBC (com Vitórias) e Riacho Grande, porém, creio eu, que é uma ou duas linhas por cada empresa, daí não passa tantos ônibus destas empresa comparado à frequência absurda de carros da Metra.
Falando em Metra, em São Bernardo eu fotografei alguns carros filhos únicos e/ou raros da empresa:
- 5101: Marcopolo Viale L94 15mt, carro que era de testes da Scania. Foi por várias empresas, pela Gato Preto, Vip Transportes, VBTU, N.Sra.de Fátima...e por fim ficou na Metra.
- 6103: Caio Induscar Millennium II Híbrido Eletra, este que rodou pela SBC Trans com prefixo de 2213 e agora está na Metra.
- 6000: Busscar Urbanuss Pluss Híbrido
- 8150: Busscar Urbanuss Pluss Volvo B10M, veículo que era diesel e foi convertido recentemente para trólebus.
Eram já umas 16h00 quando decidimos ir embora, já estava garoando e o tempo estava ficando bem escuro, péssimo para fotos. Depois disso, voltamos para Liberdade fazendo o sentido inverso.
Fui convidado pelo Ailton Gomes à jantar na casa dele, onde fui recebeido excepcionalmente bem pela mãe dele que preparou um delicioso jantar, a qual agradeço MUITO.
Acabou o roteiro?? NÃO.
Restava uma coisa à se fazer: noturna do Millennium BRT trólebus. Lugar melhor para isso era no Metrô Alto do Ipiranga. Embarcamos no Metrô na linha 1 Estação Liberdade, descemos na Estação Paraíso e fizemos conexão na linha 2 do Metrô para chegar na Estação Alto do Ipiranga. É bem tranquilo para fotografar e vale a pena ir lá a noite e depois num barzinho que tem aos arredores, hehehe.
Confesso que o resultado não foi o que eu queria, mas, estava com pressa e não configurei a câmera corretamente pois já eram 21h20. Mas...para cortou a Zona Sul inteira de São Paulo, foi pra São Bernardo do Campo e ainda foi esticar o roteiro, está ótimo!!!
Pessoal, encerro por aqui. Espero que tenham gostado deste artigo, que foi bem longo mas com bastante conteúdo e bem legal, quiçá é um dos melhores que já publiquei aqui.
Lembrando que este mês é aniversário do Estação Regional!!! Sim! Para quem não sabia, o E.R. já existia desde Abril de 2009, com o Fotolog Terra. Idas e vindas vieram, mas agora estamos com força total e traremos cada vez mais novidades para vocês leitores! Na semana do aniversário (21 à 27 de Abril) publicaremos todo dia um artigo, escritas por diversas pessoas do hobby, contando fatos ricos em informações da busologia. Aguardem!
Curta-nos na nossa fan-page no Facebook!! Siga-nos no Twitter!!!