sábado, 27 de abril de 2013

Transporte municipal de São José dos Campos


Fala galerinha! Estou aqui hoje para apresentar a vocês transporte coletivo de São José dos Campos, onde o processo de licitação teve seus primeiros resultados concretos no ano de 2008 quando foi anunciado as empresas vencedoras do lote 2 e 3. A Julio Simões (Atual CS Brasil) ganhou o direito de operar o lote 2 e a Expresso Maringá a operar o lote 3, ambas pagando uma outorga nada pequena. A Trans1000 havia ganhado a licitação para a operação do lote 1, mas por problemas internos foi “desclassificada”, ficando assim o lote 1 em aberto e com a Capital do Vale e Real operando em caráter emergencial.


Capital do Vale e Real estavam sob controle da Justiça, pois faziam parte do Grupo São Bento (São Bento,Capital do Vale e Real) que por problemas com pagamento de FGTS e outros foi tomada pela justiça que gerenciou até que saísse de circulação por completo, que só seria possível quando o último lote que estava em aberto (Lote 1) tivesse a nova empresa oficialmente operando-o.

No ano de 2011 o processo de licitação chega totalmente ao fim, declarando vencedora. A Viação Saens Peña que pagou a outorga mais cara, dando direito de operar o lote 1 e suas linhas na Zona Norte e Oeste de São José dos Campos.
Agora, vamos os detalhes de cada empresa, explicando sua história e quais carrocerias cada uma adquiriu e testou desde o seu primeiro dia de operação na cidade.



Viação Saens Peña

A Viação Saens Peña S.A. tendo sede na cidade do Rio de Janeiro e filial em São José dos Campos (interior de São Paulo, localizada no Vale do Paraíba) foi fundada em 1996 após a cisão da Viação Verdun e seu nome é uma homenagem a Praça Saens Peña, que é localizada próxima de sua sede. Ela é uma das empresas prestadoras de serviço nas áreas de transporte coletivo urbano de passageiros, fretamento e turismo na cidade do Rio de Janeiro mas também na cidade de São José dos Campos com o transporte urbano.
 Em  2011, a mesma venceu a licitação para operar no transporte municipal de São José dos Campos pagando o valor da outorga de R$ 19.794.000,00 pelo lote 1 e suas 29 linhas, iniciando suas operações no dia 07 de Fevereiro,na cor predominante Azul, substituindo as operações das extintas Viação Real e Viação Capital do Vale.
 Até o momento a empresa não trouxe nenhum carro para testes operacionais na cidade, a empresa opera 31 linhas, com 130 carros e sua frota é formada por três diferentes modelos de veículos:

Infelizmente no dia 17 de Janeiro de 2012, em protesto após a reintegração de posse da área conhecida como “Pinheirinho” na Zona Sul da cidade, um de seus veículos (Senior Midi MB OF-1418, prefixo 1018)  foi incendiado, deixando assim a empresa com o desfalque de um carro na frota.

  • CS Brasil

Já a CS Brasil (Julio Simões), é operante do lote 2 desde o ano de 2008 e atende a região leste da cidade, região bastante demandas nos bairros Novo Horizonte, Tesouro e Eugênio de Melo. Sua sede é localizada em Mogi das Cruzes. A frota inicialmente era composta 100% por seus belos Comil Svelto III e IV todos Volkswagen, a empresa possuía 3 modelos diferentes de chassis: o pequeno e compacto Svelto IV 15.190, micrão comum e “pau para toda obra”; Svelto IV 17-230EOD em modelo convencional; e o Svelto III VW 17.260.
No ano de 2010 a empresa faz seu 1º aumento de frota, trazendo seus 6 Svelto MIDI sôbre Mercedes Benz modelo OF1418. Até o momento ela trouxe apenas 1 carro de teste, um Millennium II K270 com o comprimento de 15 metros, mas infelizmente não chegou a transportar nenhum passageiro. Foi usado apenas para testes de motoristas nas ruas da Zona Leste.

Recentemente, a empresa fez uma boa renovação de seus padrons, realizada pela empresa no final de ano passado (2012). A frota ficou bem mais diversificada, tanto em relação aos chassis quanto as carrocerias. Hoje ela possui  - além de alguns veículos do ano 2008, que serão trocados segundo a prefeitura ainda este ano (2013) -, os veículos Millennium III O-500M e O-500U Automático ZF Ecomat.
Assim como a Saens Peña, no ano de 2012 houve um protesto na Zona norte da cidade onde foi queimado um dos seus 17-230 que até então era prefixado de 2139. 

Não muito depois do ano de 2008, uma parte dos Midi’s 15.190 foi transferida para Mogi das Cruzes e Itaquaquecetuba, para operar as linhas da antiga Transcel, onde rodaram praticamente com o mesmo prefixo de São José, adicionando apenas o numero 1 no começo(2001 > 12001). 

  • Expresso Maringá do Vale

A Expresso Maringá possui sede na cidade de Maringá, que em foi fundada em 1954 quando Motoya Yoshimura, Paulo Okamoto e o irmão Satiro Okamoto resolveram adquirir 4 ônibus para operar na linha Maringá à Cruzeiro do Oeste no Paraná, nascia então o Expresso Maringá Ltda. Eram poucos mais de 150 km de muita poeira e barro, passando pela cidade de Cianorte. Mais tarde (1956) o Expresso Maringá teve um novo ânimo com a entrada da família Maruiti no controle acionário, o que possibilitou graças a um acordo, a inclusão da cidade de Campo Mourão, onde desde então a empresa procurou ser a melhor no serviço que prestava as pessoas.

No ano de 2008 ela ganhou a licitação para operar o lote 3 de São José dos Campos, tendo a maioria das linhas nas zonas Sul e Sudeste. 

Na cor predominante verde, a empresa e a que mais está se destacando no transporte da cidade pois até então já trouxe 5 carros para testes operacionais.



A empresa iniciou as operações com uma frota totalmente por Busscar, desde os micros que prestavam serviço especial aos portadores de necessidades especiais até os Padrons. No mesmo ano do seu inicio de operação, para reforçar a frota, ela trouxe os novos Busscar Urbanuss Pluss OF1418 que vieram emplacados de Santos embora sendo 0Km. No ano de 2010 ela traz o seu filho único diretamente de Praia Grande, era um Vip I Mercedes Benz OF1722M que foi prefixado de 3113 e ficou menos de 1 ano. Logo depois ele foi embora para Cuiabá, onde atualmente ele roda pela empresa Auto Viação Princesa do Sol praticamente com a mesma pintura da Maringá, tanto o 3113 quantos aos carros com placa de Santos foram embora no ano de 2010.

A empresa foi a 1º a receber uma linha de "corredor" da cidade, isso aconteceu no dia 22 de Dezembro de 2010, quando se inicia a 330 - CORREDOR SUL 1, que liga o Campo dos Alemães na Zona Sul ao Terminal Central, uma viagem que dura 30 minutos cada sentido, mas como essa não era uma linha qualquer ela precisava de uma carro a altura para isso, pois, a Saens Peña possui uma linha "pararela" ao Corredor Sul e daí surge uma concorrência. Para isto, vieram as 6 novidades que surpreendeu todos na época: os primeiros veículos 15 metros, os Millennium II composto pelo chassi Scania K270 (que o Estação Regional cobriu a chegada dele na empresa).Expresso Maringá do Vale já renovou a frota diversas vezes, com 69 Torinos, 29 OF-1418 e 40 OF-1721 Euro V.

Infelizmente, a empresa foi alvo de ataques criminosos, onde foi queimado um Pluss OF-1418 (3062). Porém, conseguiram recuperar o chassi e assim o reencarroçaram sôbre Torino. 



Sobre os carros que foi objeto de testes/treinamentos pela Maringá, eles são bem variados vão desde o simples O-500U até mesmo ao surpreendente Híbrido sueco Volvo B5L. Seguindo a ordem em que eles foram realizados fica assim: Marcopolo Viale O-500MA, Millennium II O-500U, Mega BRT Volvo B12M, Volvo Híbrido B5L, Svelto V MB OF-1721 Euro V e Viale BRT B340M.

O Svelto V não transportou nenhum passageiro, apenas foi trazido para treinar os motoristas da empresa. O Viale BRT não transportou nenhum passageiro também, pois ele ficou apenas 2 dias e veio especificamente para teste de viário, onde participaram desde o diretor da empresa até o prefeito da cidade, pois a partir do mês de Maio está previsto a chegada de 9 veículos articulados (3 para cada empresa) para melhorar ainda mais o transporte de São José. Eles serão com carroceria Marcopolo Viale BRT e segundo informações da própria prefeitura serão compostos pelo chassi Mercedes Benz O-500MA.
Bom pessoal,por hoje é isso..até mais e lembrem-se que qualquer dúvida sobre o post basta comentar aqui quer assim que possível será respondida, afinal “são as perguntas que movem o mundo”. Forte abraço!

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