domingo, 21 de abril de 2013

Diário de Bordo - O novo ônibus da Expresso Gardenia

Olá pessoal!!! Depois de um bom tempo sem postar aqui no blog estamos de volta. E logo na semana em que o Estação Regional completa 4 anos e começarei a semana de postagens dessa semana especial, que terá postagens diárias até o dia 28. E adianto que terá novidades que agradarão vocês no final da semana de aniversário!
Hoje vou contar um pouco da experiência nas duas viagens que fiz, na mais nova aquisição da Expresso Gardenia, tradicional empresa de transporte rodoviário que atua dentro do estado de MG e liga várias cidades mineiras ao estado de São Paulo.

A Gardenia é cliente da Comil Ônibus há pelo menos 12 anos, quando recebeu os primeiros carros da linha Campione. Com o passar dos anos, outros modelos vieram a fazer parte da frota da empresa, como o urbano Svelto.
Ano passado vieram mais Campiones equipados com chassis Volvo e Mercedes-Benz, com motorização dianteira. Mantendo essa parceria, recentemente a empresa recebeu dois carros do modelo Campione HD. O que acabou surpreendendo muita gente, já que esse tipo de veículo (High Deck) não era comum na frota da Gardenia. Ambos são equipados com o chassi da marca Volvo e receberam os prefixos 4005 e 4010. 
Por enquanto, o 4005 (embora tenha feito sua estreia na Itajubá-MG - BH) está fazendo a linha Poços de Caldas-MG - Belo Horizonte-MG e o 4010 está na linha que liga a capital mineira à cidade de Itajubá-MG, no sul do estado perto da divisa com SP. 

No dia 1º de abril, tive a oportunidade de viajar no carro 4010. Nesse dia saí de Piquete-SP 11h50 no onibus da Pássaro Marron, que faz a linha Aparecida-SP - Itajubá-MG. Na rodoviária de lá, é preciso estudar bem o local para ver qual ângulo é melhor pra se conseguir uma boa foto com o sol favorável. 
Cheguei na cidade mineira às 13h00 e fui até o guichê comprar minha passagem, na poltrona 03, pra Santa Rita do Sapucaí-MG com saída prevista para 15h00, no carro de Belo Horizonte. Nesse intervalo de duas horas, aproveitei para descansar da viagem anterior e acompanhar o movimento na rodoviária. Ônibus da Gardenia chegando de Pindamonhangaba-SP com Paradiso 1150 Volvo B10M e Campione 3.25 Volvo B270F, de Pouso Alegre-MG com Mascarello Gran Micro Mercedes-Benz LO-915, de São Lourenço-MG com Campione 3.45 Mercedes-Benz OH-1628L, de Maria da Fé-MG com Viale Mercedes-Benz OF-1722M... E partindo para as cidades de Piranguinho-MG com Svelto Volvo B270F, Itapira-SP com Viaggio Volvo B7R, Cristina-MG (nessa linha não tem carros fixos portanto é escalado Ideale Mercedes-Benz OF-1722M, Viaggio Volvo B7R, Viaggio Scania K-340), Brazópolis-MG com Viaggio Mercedes OF-1721; carros da Pássaro Marron fazendo bate-volta na linha Itajubá - São José dos Campos-SP e partindo para Aparecida-SP com seus El Buss 340 Mercedes-Benz O-500M; Empresa Irmãos Faria com seu El Buss 340 OF-1721 ou Andare Mercedes-Benz OF-1722M partindo para Pedralva-MG; Viação Natércia com seu Comil Condottiere Mercedes-Benz O-364 ou Viaggio G5 VW 16.210CO; Gontijo com Paradiso G6 partindo para Brasília-DF e Cometa chegando de Poços de Caldas-MG com destino ao Rio de Janeiro-RJ; Viaggio K-340 da Santa Cruz chegando de São Bernardo do Campo-SP ou partindo pra São Paulo-SP. Pela rodoviária de Itajubá também passam os Torinos Mercedes-Benz OF-1418 da Expresso Valônia, que fazem o transporte urbano na cidade.
Às 14h40 chegou o carro que ia pra BH. Era o 4010 da Gardenia, que estava há poucos dias na linha. A princípio, o carro me chamou bastante atenção pela imponência da carroçaria somada a bela pintura. Ao embarcar, já tive uma boa impressão do interior do salão. O assoalho e a escada de acesso são revestidos por um carpete vermelho. Os vidros escuros das janelas, ajudam a amenizar o incômodo do sol, principalmente para quem viaja nas poltronas 01 a 04. As 46 poltronas tem descanso para pernas e o salão ainda tem 3 monitores de TV.
O relógio apontou 15h05 e nós saímos da rodoviária de Itajubá-MG.  O carro partiu com menos da metade da lotação máxima de passageiros. Com um ótimo isolamento acústico, quase não se ouve o ronco do motor Volvo de 450cv. O chassi tem 4 eixos com suspensão pneumática que oferece conforto aos passageiros. 

Nas empresas de Minas Gerais, as viagens em ônibus rodoviários são feitas com cobrador. Esse profissional tem duas funções: auxiliar o motorista na cobrança das tarifas dos passageiros que embarcam no caminho, dando um ganho no tempo de viagem; e colocar e retirar as malas no bagageiro nos terminais rodoviários ou na estrada. Com isso, a Gardenia não teve nenhum problema em colocar um veículo desse porte em linhas como a Itajubá-BH, que além de entrar em várias cidades, também embarca muitos passageiros no caminho. Entre Itajubá-MG e Santa Rita, 5 passageiros embarcaram nos pontos: 3 em Piranguinho-MG e 2 no trevo do Capote (acesso para rodovia estadual até Pedralva-MG e São Lourenço-MG).
Chegamos em Santa Rita 15h45. O veículo ficou uns 10 minutos parado para desembarque e embarque até seguir viagem para Pouso Alegre-MG / Três Corações-MG e outras localidades até chegar a capital (destino final). Infelizmente na rodoviária de Santa Rita, é bem complicado de fotografar, já que as plataformas ficam ao lado de uma rua, onde há movimento constante de automóveis e pedestres. Mas se souber administrar esses detalhes, o local pode render boas fotos. 

Segunda viagem
No dia 06 de abril, tive a oportunidade de viajar mais uma vez no mesmo 4010. Só que dessa vez na direção contrária, tendo Itajubá como destino final. Eu resolvi pegar o primeiro horário, que sai de Santa Rita às 4h20. É o carro que sai de BH às 22h30. Nesse dia ele chegou com 40 minutos de atraso. 
Quando um carro mais baixo é escalado para fazer esse horário, normalmente não tem nenhum(a) cobrador(a) no veículo, já que a maior parte do percurso é feita na madrugada. Mas com os Campiones HD é diferente. Independente do horário que for a viagem, tem que ter auxiliar em todas as viagens que fizer. 
Gostei da viagem noturna nele. Percebi que a Comil se preocupou nos mínimos detalhes para oferecer conforto ao usuário. Na poltrona 42, ficou bem nítido o bom isolamento acústico da carroçaria, pois mesmo sentado aos fundos, o ronco do motor não incomoda. As luzes de LED foram bem exploradas na iluminação geral do salão acoplada ao porta pacote, nas lâmpadas de leitura e na escada de acesso. 
Saímos de Santa Rita 5h10. No caminho desembarcaram 3 passageiros no distrito de Santa Bárbara (pertencente a Piranguinho-MG). Chegamos em Itajubá 6h00. 

Acho que foi um grande acerto da Gardenia em arriscar a colocar esse modelo para fazer suas linhas. Por onde passa, chama atenção das pessoas. Com isso, desperta curiosidade e interesse dos passageiros em querer viajar em um ônibus diferente dos demais. 
É um investimento que tem tudo pra dar certo. A empresa e nós, clientes, só temos a ganhar. 


Quero parabenizar o amigo Jorge Ciqueira pelos 4 anos do Estação Regional. É uma honra poder colaborar com o Blog, na Fan Page, no Facebook e no perfil do Twitter. Até a próxima!

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem.
    A Equipe está de parabéns pelos 4 anos.
    Esse realmente é um carrão e uma grande surpresa tê-lo na Gardenia.
    Lindas fotos!
    Parabéns Mateus Barbosa.

    ResponderExcluir