Galerinha, muito obrigado por estas visitas neste blog de quinta categoria, muito mesmo. Mesmo eu não postando, vocês continuam visitando ele. Há alguns mêses eu não posto nesta "pororoca" como notam. O motivo são os mesmos, falta de tempo.
Dando um pequeno comentário sobre o hobby hoje em dia. Comparado aos outros entusiastas verdadeiros da Busologia, sou novo neste ramo (3 anos). Neste curto tempo pude ver de camarote a maloca que está virando isso, chegando ao ponto de ameaças fúteis e desnecessárias, motivadas por qual motivo? Querer ser mais do que o outro, ter o que a pessoa X conquistou com garra e luta.
Mas pessoal, na boa, sinceridade agora: ser algo a mais do que o outro no HOBBY vai lhe trazer algo vantajoso? Melhor, você vai ganhar alguma coisa prejudicando a "carreira" da outra pessoa? Vai lhe trazer conhecimento? Dinheiro? Mulheres? NÃO, teu merda! Somente lhe trará um prazer próprio, mas, pelo os outros você é um ser digno de pena, clamando por atenção. Poderia escrever milhares de páginas sobre isso, mas, para que? Vai mudar algo na minha vida? Este só foi um comentário sobre a real situação em que o hobby se encontra: Medíocre, por parte dos falsos entusiastas.
Porém, este bloguezinho não é voltado para intrigas busólicas, e sim, aos verdadeiros compositores: ônibus.
Dando continuadade á série. Como leram no post anterior, visitei a cidade litorânea paulista, Ubatuba. Fiz o trajeto INTEIRO de ônibus e não me arrependi (dá uma certa emoção).
O transporte coletivo da cidade parece ser eficiente. O pouco que eu ví dos ônibus PUDE constatar que os Ubateanos são bem atendidos.
Modelos de ônibus que rodam atualmente na cidade
Como podem notar acima os ônibus possuem duas pinturas. Consideremos, a pintura amarela e dourada é a antiga (pré-venda, ostentando o nome de Transporte Ubatuba nos coletivos) e a verde-limão como a atual (pós-venda, ostentando o nome de Expresso Verde Bus nos coletivos). Venda?
Sim. Em meados de Abril de 2010 a "Transporte Ubatuba" foi vendida para o mesmo dono da Transcbel (Transporte Coletivo de Belo Horizonte) e foi nomeada como Expresso Verde Bus. Mêses depois da estréia da nova administração do transporte coletivo, a empresa compra 12 Torinos MB OF-1418 e os estreia no dia de aniversário da cidade (28 de Outubro). Ubatuba chegou a receber traseiros (Millennium I MB OH-1621, ex-Eroles) na gestão antiga, mas logo foram despachados. O futuro da frota da cidade é o óbvio, estufar-se de Torinos...
Terminal Urbano de Ubatuba
Apesar do tamanho pequeno da cidade, Ubatuba possuem três terminais: dois rodoviários e um urbano. Mas pra quê dois terminais rodoviários??
- Terminal Rodoviário I: Este conta com três plataformas e um guichê somente para a compra de passagens da São José, Útil, Itapemirim e várias outras empresas que embarcam e desembarcam lá. É grudada com a garagem da empresa São José.
- Terminal Rodoviário II: Com duas plataformas (para rodoviário e suburbano) e dois guichês EXCLUSIVAMENTE da Litorânea e grupo. Aliás, podemos nomear como Terminal Rodoviário Litorânea porque lá só estacionam ônibus do grupo e é "acoplada" à garagem da empresa.
- A rodoviária da Litorânea têm muito mais espaço que a outra. Contando com banheiro, luxo comparado a rodoviária "rival"
- A distância entre as duas são de mais ou menos 2km, que dificulta a vida de turistas na compra de passagens. Ex: você vem com a empresa São José e têm que ir para outra rodoviária para comprar a passagem de Litorânea. Uma dificuldade desnecessária.
Fiquei por lá 1 dia e meio. Até que aproveitei muito bem, conhecendo a cidade de ponta a ponta de bicicleta (hehe) com a C182 fotografando a praia e os pontos turísticos da cidade. Aliás, bicicleta é o principal meio de transporte da cidade.
Na volta, coloquei na cabeça de ir para Taubaté e de lá seguir para São José, quem sabe eu não dou a sorte de ir em um G7 novamente. Ou a zica de ir num GV sem farol, batido. Falo que dei sorte, quem pintou??
Giro 3400 já na cidade Taubateana
Ah vai, dei sorte né? Um carraço! Sobre o chassi Volkswagen 18-310OT este carro deu um show na subida da serra, não reduziu e nem gritou muito. Sobre a carroceria, é boa sim, porém, 44 lugares para ele torna-se o carro apertado. Estava batendo pouco (comparado a qualidade da CAIO) e contando com uma poltrona quebrada (reclinava 90º). Uma viagem tranquiiiila, boa para pensar nas burradas, nos acertos, no passado e no futuro da vida. Saí às 16h20 de lá e cheguei em Taubaté às 18h15.
Após, dei a sorte de embarcar em um O-400RSE vindo de Itajubá e rumei para São José dos Campos. Cansado, porém, valeu cada minuto deste roteiro.
E é só pessoal, me desculpem pela a falta de comprometimento nas postagens, sempre quero postar no Estação, porém, o tempo me dá uma rasteira...
Espero que gostem, um forte abraço e que Deus abençoe cada um de vocês.
Jorge Ciqueira,
Estação Regional, o resumo da busologia.