sexta-feira, 1 de março de 2013

E que renovação!

Olá pessoal, tudo numa boa na lagoa? Cá estamos com um pouco de atraso para mais uma atualização. Antes, agradeço a visita em nossa fan page, ultrapassamos a marca de 950 visualizações entre o dia 07/02 à 13/02 e foi o nosso recorde! Agradeço imensamente admiração que vocês têm sobre o nosso trabalho que é feito com muito esforço.

Hoje escrevo sobre uma renovação em peso de uma empresa de Campinas: Ouro Verde. Apesar que isso aconteceu no ano passado, é bom destacar este feito que fez a empresa ter a idade média da frota de menos de 1 ano. Antes de cair neste assunto, vamos conhecer um pouco a empresa.


Monobloco O-400 da Ouro Verde, fazendo turismo para Aparecida.
Veículo já aposentado.

Francisco Bendilatti funda a Ouro Verde em 1948 e operando na região de Americana com linhas suburbanas. Com o passar do tempo, a empresa foi operando novas linhas e comprando novos ônibus, acompanhando o crescimento da região e inclusive operando o transporte municipal de Sumaré e Nova Odessa. Em meados de 2000, a empresa já era uma das maiores e mais modernas empresas do setor, contando com mais de 450 veículos e duas garagens (a garagem/sede em Americana e outra em Sumaré, ambas bem grandes). As duas garagens possuem dois centros de treinamento para aperfeiçoar o trabalho de seus colaboradores, contando com cursos ministrados por instrutores do SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte).

Urbanuss Pluss da Ouro Verde, uma das últimas compras da empresa
com a gestão de Bendilatti.


Mas, neste tempo, a empresa foi caindo de qualidade e contando com poucos veículos novos no setor suburbano e vários ônibus com idade bastante avançada e mal cuidados. Diante essas condições, a Ouro Verde "pedia" para ser vendida e um dos maiores empresários estava de olho nela e a comprou. Em 2011, Belarmino, dono de diversas empresas na região (Rápido Luxo Campinas, Boa Vista, VB e etc) compra a Ouro Verde e elimina a concorrência de vez. Sim, ele criou um monopólio. 

Muitos do hobby já esperava por essa, pois a Ouro Verde não era mais a mesma de antigamente, com frequentes atrasos e ônibus mal cuidado, resumindo em um serviço péssimo. Mas daí o Belarmino levanta a empresa com uma mega renovação...


Um dos vários Sveltos que a nova gestão comprou para a empresa.

A empresa surpreende e renova praticamente toda a frota com veículos 0KM da Comil, estreando os novos modelos da encarroçadora, o Svelto V - para substituir os Urbanus, Urbanuss Pluss, Micruss e Alphas - e o Doppio BRT - para substituir os Vitórias Scania S113 e Volvo B58 e Alphas O-400UPA -. Estes Sveltos estão mesclados em OF-1722M e OF-1721 Euro V. Juntando todas as unidades, dão mais de 100. Já os Doppios BRT, são 30 unidades encarroçados em Mercedes-Benz O-500MA. 
Juntando todos os carros e fazendo alguns cálculos, a idade média de frota da Ouro Verde baixou para menos de 1 ano. Pude andar em alguns Sveltos da mesma e são bem silenciosos e confortáveis, gostei muito.

Neobus Spectrum City do municipal de Sumaré.

A Ouro Verde também opera o municipal de Sumaré (foto acima) e o de Nova Odessa. Em Sumaré ela têm Apache Vip I SC OF-1722MVip II OF-1418, Spectrum City OF-1418 e Alpha OF-1620 Ex-EMTU. Aliás, já saiu foto de alguns Svelto OF-1721 Euro V novo vindo para a cidade.

Abaixo, deixo uma foto do Doppio BRT em resolução máxima e outra do Alpha, para vocês darem uma olhada do "antes" e "depois".

É isso pessoal. Me desculpem pela a demora, mas eu comecei a faculdade esses dias e estou cada vez mais cansado, porém, farei o máximo para ter um post em cada semana! Obrigado pela atenção de todos! Abraços!

Visitem nossa fan-page no Facebook e siga-nos no Twitter!