Hoje trago um campeão de vendas em chassis para ônibus e seu substituto: o Mercedes-Benz OF-1722M e o Mercedes-Benz OF-1721 Euro V. Muitas pessoas confundem ou não sabem a diferença por completo entre eles, por isso me veio a ideia de mostrar algumas diferenças que eu tenho certeza que vão ajudá-los.
Os dois são Comil Svelto V sobre Mercedes-Benz. Porém, o carro
da Boa Vista (EMTU) é encarroçado sobre OF-1721 Euro V e o da Campibus
sobre OF-1722M.
da Boa Vista (EMTU) é encarroçado sobre OF-1721 Euro V e o da Campibus
sobre OF-1722M.
Abaixo, vou colocar os dois lado-a-lado, mostrando as principais diferenças
Motor Mercedes-Benz OF-1722M || Mercedes-Benz OF-1721 Euro V
Modelo MB OM-924 LA Proncove* 5 MB OM-924 LA Proncove 7
Potência 218cv 208cv
Torque Máximo 810Nm de 1400 à 1600rpm 780Nm de 1200 à 1400rpm
Embreagem
Modelo MF 395HD (Heavy Duty) MF 395
Desempenho
Veloc. Máxima 108Km/h 111Km/h
Desempenho
Veloc. Máxima 108Km/h 111Km/h
Proncove: Desenvolvido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), visando reduzir e controlar a disseminação de poluentes dos veículos automotores.
Todos os modelos Euro V da Mercedes-Benz usam dois tipos de tecnologia usados pela empresa em outros países, que são o Bluetec5 e BlueEfficiency. O Bluetec é um sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva, em português), com adição da solução de ureia (Arla 32) no catalisador, que já está em circulação nos ônibus e também nos caminhões Mercedes-Benz. Já o BlueEfficiency é a recirculação de gases EGR empregado nas vans Sprinter. Em ambos os casos, a empresa promete economia de até 6% em relação ao modelos Euro III(OF-1722M, por exemplo), maior intervalo de trocas de óleo e mais potência em todos os modelos Euro V. Todos os modelos Euro V da Mercedes-Benz, há um "brasão" da Bluetec 5, um item que pode ajudar à diferenciar de um Euro III.
No interior, uma das principais inovações da Mercedes no chassi BlueTec 5 em relação ao Euro III é o novo conjunto painel e volante.
Agora, o motorista tem à disposição o novo painel com computador de bordo que informa o condutor o desempenho do veículo, o consumo de combustível juntamente com o consumo de Arla 32. Todos os veículos vêm equipados com relógio, indicadores de temperatura do líquido de arrefecimento, odômetro, indicador da pressão do óleo do motor, da pressão pneumática do sistema de freios. Controle de carga da bateria, luzes indicadoras de baixa pressão do óleo do motor, controle do sistema de aceleração eletrônico/módulos eletrônicos MR e FR.
O velocímetro e o contador de giros ganharam um novo design, facilitando ainda mais a visualização do motorista.
O volante também mudou. Os chassis Euro V vêm equipados com o novo volante de quatro raios, projetado especialmente para o mercado brasileiro.
Nessa foto temos os mesmos modelos da foto anterior, um OF-1722 (vermelho e branco) e outro OF-1721 EV (EMTU). A única diferença perceptível a olho nú é o respiro. No Svelto é ainda mais difícil, porque ele tem a mesma altura, mas, nos outros modelos, o respiro do OF-1721 EV é mais achatado que o do OF-1722M.
Para auxiliar vocês, fiz este VÍDEO para vocês terem uma noção que a diferença é pouca mesmo.
Por hoje é só pessoal! Espero que gostem no artigo. Agradeço ao Marcelo Castro por ceder seu áudio do OF-1722M.
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Pq ambos têm o mesmo motor e o euro V tem 208 vc eqt o euro III tem 218?
ResponderExcluirGostaria de saber se é possível informar qual o eixo diferencial usado no chassi OF 1721 MERCEDES-BENZ.
ResponderExcluirGrato,
lcmarques1951@gmail.com
Agora descobrir a diferença!!!!!! Obrigado
ResponderExcluirNo Marcopolo Torino 2007, e no Caio Apache Vip II, quando é o 1722, a tomada de ar, é vertical, e quando é o 1721 BlueTec 5, a tomada de ar, é horizontal
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