Na penúltima semana, houve um evento relacionado ao transporte coletivo na cidade de São Paulo, a Transpúblico 2013. O evento trazia novidades das principais fabricantes de chassis, encarroçadoras, utensílios para o transportes, sistemas eletrônico de frotas e etc.
A equipe do Estação Regional esteve presente no evento, e veio trazer as novidades deste evento. Vamos dividir este post em duas etapas principais: chassis e encarroçadoras. Hoje, falaremos um pouco dos chassis com bastante comparações em detalhes técnicos entre os produtos das fabricantes, e no próximo final de semana, das carroçarias.
A equipe do Estação Regional esteve presente no evento, e veio trazer as novidades deste evento. Vamos dividir este post em duas etapas principais: chassis e encarroçadoras. Hoje, falaremos um pouco dos chassis com bastante comparações em detalhes técnicos entre os produtos das fabricantes, e no próximo final de semana, das carroçarias.
Fui no último dia da Transpúblico e parecia bem vazia, porém, com bastante "atrações".
MICROS
Neste segmento, temos um mercado menor, mas não menos importante. No evento, a Volkswagen, Mercedes-Benz e Agrale mostraram seus produtos bem competitivos e prontos para disputar espaço.
O novo LO-916 e também, o novo produto da CAIO, o Foz. |
- Volkswagen: a montadora apresentou mais diversificação neste quesito, com seus chassis 5.150OD (150cv), 8.160OD (160cv) e 9.160OD. Os três modelos, usam sistema de emissões SCR, com motorização Cummins ISF e transmissão ZF.
- Mercedes-Benz: vem somente com o LO916, com sistema SCR, motorização própria (MB) e transmissão ZF. Ela por sua vez, não tem chassis mais leves pois a Sprinter cumpre este papel bem até.
- Agrale: neste segmento a Agrale domina bem, e para competir com a Volkswagen, sua principal concorrente do segmento, apresenta os chassis MA 8.7 (152cv) e MA 9.2.
Comparativos
Mercedes-Benz LO-916 || Volkswagen 9.160OD || Agrale MA 9.2
Motor MB OM-924 LA (P-7) Cummins ISF 160 Maxxforce 4.8
Cilíndros 4, turbocooler 4 4 Potência Máxima 156 cv 160cv 165cv
Torque 580Nm 600Nm 600Nm
Transmissão ZF-S5-580 ZF-S5-420 ZF-S5-580
Suspensão Dianteira Molas Parabólicas Molas Semi-Elípticas Molas Parabólicas Suspensão Traseira Molas Parabólicas Molas Semi-Elípticas Molas Semi-Elípticas
Nos opcionais, a Agrale disponibiliza suspensão pneumática e a Mercedes-Benz, Top Brake, Freio a Disco e Podest Avançado.
Cilíndros 4, turbocooler 4 4 Potência Máxima 156 cv 160cv 165cv
Transmissão ZF-S5-580 ZF-S5-420 ZF-S5-580
Suspensão Dianteira Molas Parabólicas Molas Semi-Elípticas Molas Parabólicas Suspensão Traseira Molas Parabólicas Molas Semi-Elípticas Molas Semi-Elípticas
Nos opcionais, a Agrale disponibiliza suspensão pneumática e a Mercedes-Benz, Top Brake, Freio a Disco e Podest Avançado.
MIDIS
Nesta área, temos uma diversificação de toneladas, de 12 e 15. Chassis que são para cidades de pequeno e médio porte.
Vip III da empresa Peixoto em Niterói, encarroçado em Volkswagen 15-190 OD, a opção que a montadora sugere para os Midis. |
- Volkswagen: O 15-190 OD, chassi que vem com algumas modificações depois que a MAN assumiu a Volkswagen do Brasil.
- Mercedes-Benz: A Mercedes tá com o OF-1219 e OF-1519, duas opções para os midis.
- Agrale: Também apresenta duas opções de "chassis midis", o 12.0MA e o 15.0MA, para bater de frente com a Mercedes-Benz.
Comparativos
Mercedes-Benz OF-1219 || Agrale 12.0MA
Motor MB OM-924 LA (P-7) MWM Maxxforce 4.8
Cilíndros 4, turbocooler 4 Potência Máxima 185 cv 190cv
Torque 700Nm 720Nm
Transmissão Mercedes-Benz G 60 - 6 Eaton FS 5406 A
Suspensão Dianteira Feixe de molas parabólicas Molas Parabólicas Suspensão Traseira Feixe de molas parabólicas Molas Semi-Elípticas
Abaixo, os chassis de 15 toneladas
MB OF-1519 || Volkswagen 15-190OD || Agrale MA 15.0
Motor MB OM-924 LA (P-7) MAN D08 MWM Maxxforce 4.8
Cilíndros 4, turbocooler 4 4 Potência Máxima 185 cv 186cv 190cv
Torque 700Nm 700Nm 720Nm
Transmissão MB G 60 ZF-6S-1010 BO Eaton FS 5406 A
Suspensão Dianteira Feixe de molas Molas Semi-Elípticas Molas Parabólicas Suspensão Traseira Feixe de molas Molas Semi-Elípticas Molas Semi-Elípticas
De meados de 2010 este mercado vem crescendo bastante, sendo uma opção muito boa para cidades pequenas, onde não necessitam de grandes e nem tão pequenos. Vemos também que a Agrale vem com um pouquinho mais de força em seus carros que as concorrentes.
CONVENCIONAIS
O pau de toda obra, os dianteiros de 17 ton. As principais montadoras lançaram novos projetos para tentar abocanhar essa fatia do mercado que sempre foi dominada pela Mercedes-Benz. A Volvo e Scania apostaram em um chassi mais potente, a Volkswagen pela mesma configuração mas com motor novo e a Agrale lança sua cartada que vai dar dor de cabeça para os concorrentes!!!
O Vip III da F250 da Scania, de longe já mostra robustez e força. |
- Volkswagen: Com o mesmo 17-230 OD e o 17-260 OD, porém, com algumas modificações - incluindo o motor - feitas pela MAN, que dá um horizonte promissor à Volkswagen.
- Mercedes-Benz: Ninguém muda no time que está ganhando. A Mercedes aposta novamente no OF-1721. E para competir com os "brutos" da Scania e Volvo, põe em jogo o OF-1724 e OF-1730. Detalhe que o OF-1721 e OF-1724, tem opcional de suspensão a ar.
- Agrale: Ela quer uma fatia deste mercado e lança o 17.0MA, que vai dar dor de cabeça para os concorrentes.
- Scania: Promete o sucesso que teve com o F113 e F94, e apresenta para a briga o F250, chassi que mostra a robustez que a Scania sempre foi famosa.
- Volvo: Com este chassi novato, o B270F já vendeu muitas unidades desde seu lançamento e vai com força para o sucesso.
Comparativos
Mercedes-Benz OF-1721 || VW 17.230OD || Agrale MA 17.0
Motor MB OM-924 LA (P-7) MAN D08 MWM Maxxforce 7.2
Cilíndros 4, turbocooler 4 6 Potência Máxima 208 cv 225cv 225cv Torque 780Nm 850Nm 861Nm
Transmissão Mercedes-Benz G 85-6 ZF 6S 1010 BO Eaton FS 6406 A
Suspensão Dianteira Feixe de molas Molas Semi-Elípticas Molas Semi-Elípticas Suspensão Traseira Feixe de molas Molas Semi-Elípticas Molas Semi-Elípticas
Mais chassis convencionais, agora no setor "intermediário".
Mercedes-Benz OF-1724L || VW 17.260OD || Scania F250HB
Motor MB OM-924 LA (P-7) MAN D08 DC09 109 250
Cilíndros 6, turbocooler 6 5, intercooler Potência Máxima 238 cv 256cv 250cv
Torque 850Nm 900Nm 1150Nm
Transmissão Mercedes-Benz G 85-6 ZF 6S 1010 BO G7 01
Suspensão Dianteira Pneumático c/ 2 bolsões Molas Semi-Elípticas Mola Suspensão Traseira Pneumático c/ 4 bolsões Molas Semi-Elípticas Mola
Outros chassis convencionais, porém, os mais potentes.
O Mercedes-Benz OF-1730, que é o dianteiro mais potente
do mercado.
Mercedes-Benz OF-1730 || Volvo B270F
Motor MB OM-924 LA (P-7) MWM 7B270 EUV
Cilíndros 6, turbocooler 6, turbocooler Potência Máxima 305 cv 270cv Torque 1200Nm 950Nm
Transmissão ZF S6 Eaton FSB 6406 B Suspensão Dianteira Feixe de molas parabólicas Amortecedores de dupla ação Suspensão Traseira Feixe de molas parabólicas Amortecedores de dupla ação
O Mercedes-Benz OF-1730, que é o dianteiro mais potente do mercado. |
Mercedes-Benz OF-1730 || Volvo B270F
Taí um segmento bem vasto, com diversas potencias e tamanhos.
PADRONS
Nesta parte houve novidades na Mercedes-Benz e principalmente na Volkswagen, que apresentaram chassis mais leves com motorização traseira. A Scania não fica para trás e "evolui" o K230 para o K250 e o K270 para o K310. A montadora sueca trás o B290R, antigo B7R que tem foco em qualidade e durabilidade. Já a Agrale vem somente com um chassi leve o 15.0MT LE.
O chassi Padron híbrido da Volvo, o B210RH. A montadora aposta no transporte limpo. |
- Mercedes-Benz: A estrela trás o campeão do segmento O-500M e O-500U, o OH-1519 e revive OH-1621L, com diversas modificações.
- Volkswagen: Para competir com a Mercedes-Benz, lança o 15-230 OT LE, 17-280 OT e o 18-280 OT LE.
- Agrale: Com os lançamentos de chassis mais leves de suas concorrentes, vem com o MT 15.0 Low Entry.
- Scania: Vem com uma família boa para este segmento e vem com o K250 e K310. Todos os chassis tem a possibilidade de ser piso baixo e o K310 de vir trucado.
- Volvo: Somente com o B290R e B290RLE, promete durabilidade.
Comparativos
Mercedes-Benz OH-1519 || VW 15.230OT LE || Agrale 15.0 LE
Motor MB OM-924 LA (P-7) MAN D08 MWM Maxxforce 4.8
Cilíndros 4, turbocooler 4 4 Potência Máxima 185 cv 225cv 190cv
Torque 700Nm 850Nm 720Nm
Transmissão Mercedes-Benz G 60-6 ZF 6AS 1010 BO Alisson T-270
Suspensão Dianteira Feixe de molas Pneumática Pneumática Suspensão Traseira Feixe de molas Pneumática Pneumática
Acima são os padrons mais leves, abaixo, os mais pesados.
Mercedes-Benz OH-1621L || Scania K250
Motor MB OM-924 LA (P-7) DC 09 109 250
Cilíndros 4 5, turbocooler Potência Máxima 208cv 250cv Torque 780Nm 1150Nm Transmissão MB G 85-6 ZF 6AP1200B Suspensão Dianteira Pneumática Pneumática Suspensão Traseira Pneumática Pneumática
Agora os mais potentes em piso baixo:
O Mercedes-Benz O-500U Euro V da empresa CS Brasil |
Mercedes-Benz O-500U || VW 17.280OT LE || Volvo B290RLE
Motor MB OM-926 LA (P-7) MAN D08 Volvo D7E 290
Cilíndros 6, turbocooler 6 6, intercooler Potência Máxima 256cv 277cv 290cv
Torque 900Nm 1050Nm 1200Nm
Transmissão Mercedes-Benz G 85-6** ZF 6S 1010 BO* Voith Diwa 864.5
Suspensão Dianteira Pneumática Pneumática Pneumática Suspensão Traseira Pneumática Pneumática Pneumática
* Opcional V-Tronic ou Automatizado
**Opcional automátizado em ZF ou Voith
**Opcional automátizado em ZF ou Voith
Lembrando que os chassis acima têm a mesma configuração quando é piso normal. A Mercedes-Benz o nome muda para O-500M, a Volvo para B290R e o Volkswagen para 18.280OT. Porém, no caso da Volkswagen, o 18.280OT a transmissão muda para ZF 6AP 1200 (Ecolife).
ARTICULADOS
Temos opções das quatro principais encarroçadoras, com os mesmos produtos, porém, com pequenas modificações. Já a Volkswagen/MAN, apresenta seu novo competidor!
*O-500MA com Retarder.
Um dos mais recentes chassis da VW, o 26-330OTA. |
- Volkswagen: Apresenta o novo 26-330OTA, novo no mercado e que já teve unidades vendidas para o Recife.
- Mercedes-Benz: Com ainda a plataforma O-500MA/UA, com as normas Euro V.
- Scania: Com poucas modificações, vem com o K310 novamente.
- Volvo: Quem tem, não tem problema. O antigo B12M, atual B340M vem de novo.
VW 26.330OTA || Mercedes-Benz O-500MA || Scania K310 || Volvo B340M
Motor Cummins ISL OM-457 LA DC9 110 310 Volvo DH12E
Cilíndros 6 6, turbocooler 5 6
Potência 334cv 354cv 310cv 340cv
Torque 1450Nm 1600Nm 1550Nm 1700Nm
Transmissão ZF Ecolife 6AP 1700B ZF 6HP604* ZF Ecolife 6AP 1700B ZF Ecolife 6AP 1700B
Susp. Diant. Pneumática Pneumática Pneumática Pneumática
Susp. Tras. Pneumática Pneumática Pneumática Pneumática
*O-500MA com Retarder.
Vemos que também há bastante diversidade no setor de traseiros.
Diferentemente dos outros blog, pessoal, mostrando mais a parte tecnica dos carros, comparando os produtos que foi apresentado na Transpúblico. Durante a semana, mostraremos os chassis no setor rodoviário, que tem muito a ser mostrado e principalmente, comparado, rs.
Espero que tenham gostado e curta, compartilhe e leia o Estação Regional!!!
Diferentemente dos outros blog, pessoal, mostrando mais a parte tecnica dos carros, comparando os produtos que foi apresentado na Transpúblico. Durante a semana, mostraremos os chassis no setor rodoviário, que tem muito a ser mostrado e principalmente, comparado, rs.
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