terça-feira, 28 de maio de 2013

Viação Itapemirim apresenta suas ações de Marketing

Olá pessoal! Depois de um tempo sem postar, venho aqui atualizar o blog. Na semana passada, estive de férias e por isso não pude atualizar o Estação Regional Blog.
Antes disso, foi a semana de aniversário de 5 anos deste projeto, onde tivemos um feedback ótimo: foram em torno de 1.000 visualizações do blog e 4.000 na fan-page do Facebook, onde o artigo mais visitado foi escrito por Mateus C. Barbosa, com 565 na fan-page. Aproveitando, agradeço imensamente ao Luciano Roncolato, Wesley Ferreira, Patrick Rocha, Gustavo Bayde e Marcelo Castro, que colaboraram mandando artigos na semana de aniversário.
No dia 18 de Maio, a Viação Itapemirim S/A realizou um evento para a imprensa especializada e entusiastas na garagem de Guarulhos-SP, para apresentar as ações de marketing para comemoração do aniversário de 60 anos de fundação. O colecionador Jorge Ciqueira, representando a toda equipe Estação Regional, foi convidado à cobrir este evento.

Auditório da empresa, onde foi realizado a palestra e apresentado os 
planos futuros da empresa
Fomos recebidos pela assessoria de imprensa, na pessoa de Delamar Cruz, e pela Gestora de Marketing Bianca Cola que nos levou ao auditório da empresa, que lembra muito uma sala de cinema, de tão bem planejada.
No uso da palavra, Bianca explanou sobre a história da empresa, fazendo um panorama da participação da Itapemirim no desenvolvimento do interior do Brasildurante estes 60 anos, e também foi apresentado um planejamento das ações da empresa a curto, médio e longo prazo, nos setores operacional, comercial e logístico, além de frisarem o desejo da empresa de se aproximar de seus admiradores.

Fernando, funcionário da empresa, explanou acerca de sua experiência de 18 anos de casa e frisou a importância da parceria com Busólogos e colecionadores, para se consolidar ainda mais a história da empresa.
Bianca Cola, gestora de Marketing da empresa

Bianca retoma a palavra e comenta sobre a diversidade de modelos de ônibus, e os desafios operacionais de parte destes.

O supervisor de marketing Pedro toma a palavra, e apresenta as ações a curto prazo, como a confecção de miniaturas, com modelos e pinturas que se   tornaram verdadeiros marcos históricos da empresa, além das miniaturas que ainda serão produzidas. Mas o momento mais esperado foi, de fato, a apresentação dos modelos representados nos veículos Double Decker, os populares DD. Ainda houve um espaço, para perguntas, compartilhamento de histórias e conhecimentos da empresa, sendo duas colocações que chamaram muito a atenção.                           

O colecionador Armando Reis, do Rio de Janeiro, relatou que na década de 1980, a Itapemirim adquiriu uma pequena empresa da região metropolitana, operando duas linhas, sendo que uma tinha surpreendentes 135 secções! A curiosidade é que durante este período, a Itapemirim utilizou o prefixo RJ 208. Na mesma linha, o colecionador Leonardo Maffei questionou o motivo pelo qual os prefixos são sempre ímpares. Pedro esclareceu que também tinha esta dúvida, e que perguntou pessoalmente ao Sr. Camilo Cola, fundador da empresa, pelo motivo de que era regra à época das primeiras aquisições de linhas as empresas interestaduais utilizarem prefixos ímpares.

Logo após, foi servido um Coffee Break, e em seguida, nos dirigimos ao pátio da garagem, onde foram expostos os Carros 15 e 20001 (os DD’s, claro!) aos convidados, para visitação e registros.
  • Carro 15: No estilo jardineira e considerado na época um sinônimo de design e qualidade, o "15" foi o ônibus pioneiro a rodar com o nome Viação Itapemirim em 1958. Na reprodução feito no ônibus Double Decker, estão presentes todos os detalhes marcantes do carro, como, por exemplo, a silhueta do cão da raça greyhound (ou galgo, considerado a raça mais rápida do mundo), a imagem do pico Itabira, um dos símbolos que lembra Cachoeiro do Itapemirim (cidade onde a empresa nasceu).
  • Carro 20001: O Tribus original foi lançado pela Itapemirim em 1980, quando do início das operações da linha São Paulo - Rio de Janeiro, num período de grande euforia econômica e qual os transportes rodoviários cresciam a índices chineses. No auge de sua linha de produção, em meados da década de 1980, a Tecnobus chegou
    a fabricar um ônibus por dia.
    " Com os Tribus, maiores, mais vistosos, novinhos em folha, muito confortáveis, a Itapemirim começou a ganhar participação no disputado mercado (RJ-SP), chegando, por volta de 1982, a conquistar metade dele", contou Camilo Cola, em sua biografia, 'A Estrada da Vida', de 1998. "O Tribus exerceu imediatamente um grande fascínio sobre os clientes. Inovação técnica significativa e de comprovada economicidade, associada a marketing agressivo e eficaz", explicou.



Da esquerda p/direita: Diego Almeida Araújo, Luciano Roncolato,
José Geyvson da Silva, Jorge Ciqueira, Artur Velter, Marcio Spósito,
Gerson Oliveira e Eugênio Ilzo.
Terminado este momento, a empresa agradeceu a visita e participação de todos, e presenteou os visitantes com uma sacola, contendo as Miniaturas dos Veículos 15, 3041 e 731, entre outros brindes.
O grupo de colecionadores pegando carona no
O-400RSD da Itapemirim







E como não poderia ser diferente, ganhamos uma carona no carro 40355, Monobloco O-400RSD em plena conservação até o Terminal Rodoviário do Tiete, na Capital Paulista, onde almoçamos por conta própria em um restaurante na saída da Rodoviária.

Agradeço imensamente cada integrante da Viação Itapemirim, principalmente ao Ass. Imprensa Delamar Cruz, pelo convite. E também, ao Gérson Oliveira  pelo texto e ao Diego Almeida por ceder uma foto. E não esqueça!! Curta nossa página no Facebook! Siga-nos no Twitter!

Visitem também o blog Radar Estância das Flores, do colecionador Gérson Oliveira!

Texto: Gérson Oliveira, adaptado por Jorge Ciqueira. Fotos: Jorge Ciqueira.

Um comentário: