Um dos apertados G7 da Pássaro Marron. Desta série, somente o 5401 e o 5402 são Paradiso 1050 em O-500RS, o resto, tudo Viaggio 1050 em O-500R, como o da foto. |
Chegando em São Paulo, fui à Cidade Tiradentes (no extremo Leste de São Paulo), onde fui visitar amigos de infância. No dia, tinha que ir em São Bernardo do Campo, porque a passagem da Útil que havia comprado pela internet, só podia ser impressa lá. Saí de Cidade Tiradentes em um Millennium II
Comprado pela extinta Himalaia Transportes. Atualmente possui a Viação Itaquera Brasil (antiga Novo Horizonte) |
Um dos vários Millennium II Scania K270 que a empresa possui, operando a linha 288 - Jabaquara x Ferrazópolis. |
O Terminal São Mateus é fechado. Em suma, todos os usuários que estão dentro do terminal, não pagam passagem para embarcar em qualquer linha e o embarque é feito pela porta traseira sem a cobrança de uma nova passagem.
Para chegar em São Bernardo do Campo, peguei um Millennium II K270 com ar condicionado da Metra (foto) e o trajeto dura em torno de 40 minutos. Sobre o carro: ótimo, apesar de um pouco de bateção de balaústre dentro do carro, o casamento entre o ar condicionado + motor silencioso + trajeto exclusivo conservado (sem buraqueira), faz com que a viagem seja bem agradável propício à um bom ronco, heheheh.
Chegando em São Bernardo, encontrei com o José Geyvson, outro colecionador e ex-funcionário da CS Brasil, ou seja, um entendido do assunto, aprendo muito com ele. Ele decidiu ir pra BH junto comigo, por isso, imprimimos nossa passagem juntos: ÚTIL, 20h15, de SBC x BH. Logo após a impressão da passagem, ligamos para outro amigo nosso do hobby, Gérson Oliveira e marcamos de nos encontrar em Ribeirão Pires, cidade metropolitana localizada ao Sudeste perto da capital.
Vip II sobre Mercedes-Benz OF-1519 Euro V. Carro bem confortável, o tamanho certo para linha. |
Porém, contudo, entretanto, Gérson disse para pegarmos a linha 165 no terminal de SBC. Só que essa linha tem uma variante, a 165EX1, que passa em Ribeirão Pires, mas estica até Rio Grande da Serra. Como a quantidade de pensamento do escritor deste texto é limitada, embarcamos na linha errada e fomos até Rio Grande da Serra em um Vip II OF-1519 (foto). Sobre o carro: pequeno, mas adequado para linha. Confortável até e anda bastante (bateu 97km/h na Rod.Anchieta). Detalhe: Algumas vias do itinerário são muito estreitas que exige bastante habilidade do motorista. Quando o carro é menor, ajuda bastante o condutor, talvez este seja outro motivo que compraram este veículo.
Ciferal GLS Bus VW, aguardando horário de saída ao lado da estação Rio Grande da Serra. Carro Ex-Masterbus, extinta empresa de coletivos da capital paulista |
Logo quando chegamos em Rio Grande da Serra, trombamos com um Alpha OF-1620 e um GLS Bus VW 16-180CO (Ex-Masterbus, foto) da Talismã, operadora do transporte coletivo da cidade. Daí, ligamos para o barnabé e voltamos de trem para Ribeirão Pires, uns dois minutos de trajeto.
A região das duas cidades é bem gostosa para quem curte um friozinho. Por ser serra, é bem gelada a área. Como sou amante do frio, gostei muito.
Depois de muita falação de merda, fui para a Liberdade (em São Paulo), onde estava hospedado, porque o dia seguinte era cheio.
Depois de muita falação de merda, fui para a Liberdade (em São Paulo), onde estava hospedado, porque o dia seguinte era cheio.
Dia 18 de Maio: Acordei cedo, em torno de 6h30 e fui direto para o Tietê, onde a turma iria encontrar-se para seguir à garagem da Viação Itapemirim, onde estávamos de visita marcada. Éramos para ter seguido pra garagem de carona em um G7 da empresa, porém, nos desencontramos e só o Luciano Roncolato conseguiu a carona, o resto da turma ficou sem carona.
Atrasados, decidimos de última hora ir de RTO (vulgo "as vans da EMTU"). Era para Thunder + VW 9-150 EOD. O motorista
Exemplo de RTO na linha que andamos. Como relatado no texto, no dia era operado por uma Thunder +. |
Como foi o encontro? Veja no texto anterior a este!
Logo após, pegamos carona em um O-400RSD da Itapemirim rumo a Rodoviária do Tietê e paramos para almoçar. De lá, fotografei um pouco na rodoviária e seguimos para a Barra Funda de metro, onde fotografamos pouco e segui para onde estava hospedado, me preparar para viagem de Útil, as 20h15.
Chegando em São Bernardo, eu e o Geyvson estávamos ansiosos em saber qual carro seria o nosso. Uma certeza nós tinhamos, era DD, porém, se era o "Onça", "Zebra", "Orquídea", não sabíamos. Até que o carro chega...
Texto: Jorge Ciqueira. Fotos: Jorge Ciqueira e Márcio Spósito.
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