domingo, 2 de junho de 2013

Diário de bordo - SP - BH - RJ (Parte I)

Olá pessoal, tudo numa boa?? Espero que estejam numa boníssima, no meio dessa onda de protestos. Como disse no post anterior, tirei uns dias de férias entre o dia 17 e 26 de Maio e não me arrependo de nada, foi um ótimo roteiro, onde conheci diversos lugares e pessoas que deu para esquecer um pouco a rotina complicada que eu levava e venho aqui contar essa experiência, "na visão da busologia". Além de SP, visitei mais duas capitais: BH e Rio. Aqui começa mais uma série de roteiros, contando detalhe por detalhe, veículos e tudo mais! Boa leitura!


Um dos apertados G7 da Pássaro Marron. Desta série, somente
o 5401 e o 5402 são Paradiso 1050 em O-500RS, o resto, tudo Viaggio 1050
em O-500R, como o da foto.
Dia 17 de Maio: Já com malas prontas, peguei um Torino OF-1721 da Expresso Maringá do Vale e rumava para a rodoviária de São José dos Campos, onde embarquei no horário de 6h00 para São Paulo, em um veículo da Pássaro Marron. Neste horário, foi escalado um dos últimos G7's Viaggio's que a empresa comprou (foto). Uma palavra para resumir o carro: apertado. Pude notar a diferença do Viaggio G7 1050 para o Paradiso G7 1050 nesta viagem. Talvez seja impressão minha, mas poltrona parece ser mais estreita que a do Paradiso, tornando o trajeto de 1 hora e 20 minutos desagradável (detalhe que sou magro, ou seja, para eu achar que uma poltrona é apertada, porque é muito ruim). Porém, a Pássaro Marron está com Wi-Fi em todos o G7 da empresa, com o sinal ótimo e bastante rápido, que faz o passageiro viajar conectado e perder a graça de curtir a viagem.

Chegando em São Paulo, fui à Cidade Tiradentes (no extremo Leste de São Paulo), onde fui visitar amigos de infância. No dia, tinha que ir em São Bernardo do Campo, porque a passagem da Útil que havia comprado pela internet, só podia ser impressa lá. Saí de Cidade Tiradentes em um Millennium II

Comprado pela extinta Himalaia Transportes. Atualmente possui
a Viação Itaquera Brasil (antiga Novo Horizonte)
O-500U da E.T.C. Novo Horizonte (foto), empresa que herdou diversos carros da Himalaia Transportes (que eu era fã). O veículo fazia a linha 374T/10 - Cidade Tiradentes x Metrô Vergueiro, uma das linhas mais longas da cidade. Pela graça de nosso Senhor, iria até o Term. São Mateus, ou seja, 30 min de viagem e nada mais. Sobre o carro: péssimo. Infelizmente, a Novo Horizonte não preserva os carros, e o O-500U estava com barulho enorme nos eixos, batendo tudo no interior e com o motor péssimo (parecia mais um O-400).



Um dos vários Millennium II Scania K270 que a empresa possui,
operando a linha 288 - Jabaquara x Ferrazópolis.



O Terminal São Mateus é fechado. Em suma, todos os usuários que estão dentro do terminal, não pagam passagem para embarcar em qualquer linha e o embarque é feito pela porta traseira sem a cobrança de uma nova passagem.
Para chegar em São Bernardo do Campo, peguei um Millennium II K270 com ar condicionado da Metra (foto) e o trajeto dura em torno de 40 minutos. Sobre o carro: ótimo, apesar de um pouco de bateção de balaústre dentro do carro, o casamento entre o ar condicionado + motor silencioso + trajeto exclusivo conservado (sem buraqueira), faz com que a viagem seja bem agradável propício à um bom ronco, heheheh.


Chegando em São Bernardo, encontrei com o José Geyvson, outro colecionador e ex-funcionário da CS Brasil, ou seja, um entendido do assunto, aprendo muito com ele. Ele decidiu ir pra BH junto comigo, por isso, imprimimos nossa passagem juntos: ÚTIL, 20h15, de SBC x BH. Logo após a impressão da passagem, ligamos para outro amigo nosso do hobby, Gérson Oliveira e marcamos de nos encontrar em Ribeirão Pires, cidade metropolitana localizada ao Sudeste perto da capital.
Vip II sobre Mercedes-Benz OF-1519 Euro V. Carro bem
confortável, o tamanho certo para linha.

Porém, contudo, entretanto, Gérson disse para pegarmos a linha 165 no terminal de SBC. Só que essa linha tem uma variante, a 165EX1, que passa em Ribeirão Pires, mas estica até Rio Grande da Serra. Como a quantidade de pensamento do escritor deste texto é limitada, embarcamos na linha errada e fomos até Rio Grande da Serra em um Vip II OF-1519 (foto). Sobre o carro: pequeno, mas adequado para linha. Confortável até e anda bastante (bateu 97km/h na Rod.Anchieta). Detalhe: Algumas vias do itinerário são muito estreitas que exige bastante habilidade do motorista. Quando o carro é menor, ajuda bastante o condutor, talvez este seja outro motivo que compraram este veículo.

Ciferal GLS Bus VW, aguardando horário de saída ao lado
da estação Rio Grande da Serra. Carro Ex-Masterbus, extinta
empresa de coletivos da capital paulista

Logo quando chegamos em Rio Grande da Serra, trombamos com um Alpha OF-1620 e um GLS Bus VW 16-180CO (Ex-Masterbus, foto) da Talismã, operadora do transporte coletivo da cidade. Daí, ligamos para o barnabé e voltamos de trem para Ribeirão Pires, uns dois minutos de trajeto.


A região das duas cidades é bem gostosa para quem curte um friozinho. Por ser serra, é bem gelada a área. Como sou amante do frio, gostei muito.

Depois de muita falação de merda, fui para a Liberdade (em São Paulo), onde estava hospedado, porque o dia seguinte era cheio.

Dia 18 de Maio: Acordei cedo, em torno de 6h30 e fui direto para o Tietê, onde a turma iria encontrar-se para seguir à garagem da Viação Itapemirim, onde estávamos de visita marcada. Éramos para ter seguido pra garagem de carona em um G7 da empresa, porém, nos desencontramos e só o Luciano Roncolato conseguiu a carona, o resto da turma ficou sem carona. 

Atrasados, decidimos de última hora  ir de RTO (vulgo "as vans da EMTU"). Era para Thunder + VW 9-150 EOD. O motorista
Exemplo de RTO na linha que andamos.
Como relatado no texto, no dia era
operado por uma Thunder +.
da dita cuja parecia que percebeu a nossa pressa, e colocou 107km/h na Dutra (liguei o GPS do cel e deu isso). Foi épico! Diego Almeida Araújo, Eugênio Ilzo, Gérson Oliveira, Márcio Spósito, José Geyvson e Artur Velter, toda a turma reunida num carrinho voando baixo na Dutra!

Como foi o encontro? Veja no texto anterior a este!
Logo após, pegamos carona em um O-400RSD da Itapemirim rumo a Rodoviária do Tietê e paramos para almoçar. De lá, fotografei um pouco na rodoviária e seguimos para a Barra Funda de metro, onde fotografamos pouco e segui para onde estava hospedado, me preparar para viagem de Útil, as 20h15.
Chegando em São Bernardo, eu e o Geyvson estávamos ansiosos em saber qual carro seria o nosso. Uma certeza nós tinhamos, era DD, porém, se era o "Onça", "Zebra", "Orquídea", não sabíamos. Até que o carro chega...


Carro 11103 em sua última parada antes de chegar em Belo Horizonte.

Sim, foi o Zebra, carro comprado em 2011/2012 pela empresa. Possui serviço Plus (convencional) na parte de cima e Leito em baixo. De última hora, mudamos a passagem de convencional para leito, só para conhecer o serviço prestado pela empresa. Até então, em serviços "especiais", só tinha conseguido andar no Golden (Semi-Leito) da Itapemirim, no G6 Mix toco da Útil e neste. Mesmo sendo Leito, o carro deixou a desejar. Não que seja ruim, mas eu esperava mais. Geyvson, que viaja desde da época que o transporte rodoviário era feito de carroça, afirmou o mesmo.

Sobre o carro:
 como disse, deixou a desejar. É oferecido somente uma manta fina, água e ponto. O carro possui TV, entretanto, segundo o Henrique Simões, quando a viagem é feita a noite, a mesma fica desligada. Ah, outra coisa, não são todas as poltronas do Leito que tem tomada, só algumas são "premiadas". O carro bate um bocado e o motor puxa bem, apesar de ser mercedeiro nato, confesso que ronco do carro é alto, comparado aos concorrentes, todavia, nada gritante.
Sobre a rota: saindo de São Bernardo do Campo, o carro faz embarque na rodoviária de Santo André e na deserta rodoviária de Guarulhos. Depois, pega a Fernão Dias e embarca em Atibaia. Durante a viagem, o carro faz duas paradas: salvo engano uma em Lavras/MG e outra em Perdões/MG, cada uma de 15 minutos. Saimos de São Bernardo 20h15 e chegando em Belo Horizonte 7h00, viagem tranquila, sem nenhum transito, nem nada.
Lembrando que, saindo de São Paulo, que faz linha pra BH é a Gontijo e Cometa.

Dia 19 de Maio: Chegando em Belo Horizonte, fui recebido pelo buseiro ícone de BH, fã de Reginaldo Rossi e da Itapemirim, Henrique Simões. 
O roteiro estava apenas começando, mas aqui, por hoje, vai encerrando. Vou dividir este roteiro que fiz em 3 partes, cada uma em um estado. Agradeço imensamente a visita de cada um e visitem/curtam a fan-page no Facebook e siga a nossa página no Twitter! Forte abraço!

Texto: Jorge Ciqueira. Fotos: Jorge Ciqueira e Márcio Spósito.

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